Com o objectivo de assinalar o Dia da Internet Segura, a 9 de Fevereiro de 2010, a Direcção Regional de Educação do Norte, através do Gabinete de Gestão do PTE, vem propor, às Escolas, a dinamização de uma iniciativa, tendo em vista proporcionar um espaço de reflexão e uma tomada de consciência das potencialidades e possíveis riscos na utilização da Internet.
I – INICIATIVA PARA ASSINALAR O DIA DA INTERNET SEGURA
Desenvolvida no âmbito da utilização dos dispositivos móveis e da Internet, esta iniciativa tem como objectivos principais:
§ Desenvolver princípios de cidadania digital.
§ Consciencializar para a utilização segura da Internet e dos dispositivos móveis.
§ Desenvolver competências no âmbito da utilização das TIC.
§ Incentivar a criatividade e a produção de textos.
1. Os participantes são desafiados a dar continuidade e desenvolver uma narrativa – a ilustração é facultativa -, a partir de um dos seguintes casos concretos, em que está implícita uma situação eventualmente insegura:
História 1: Agente duplo
Olá! O meu nome é Real Virtual. A minha família e os meus amigos conhecem-me por Real, já para a malta dos chats e dos jogos, na Internet, sou simplesmente o Virtual. Como Real, sou pequeno(a), moreno(a), tímido(a), mas como Virtual faço de conta…
História 2: Sorte grande!
A grande notícia acabou de chegar no meu correio electrónico. Fui eu o escolhido, entre um milhão de outros meninos, para ganhar a consola de jogos com que sempre sonhei! E é tão simples, basta clicar onde diz “Aceito o prémio”.
História 3: Tentações
A nossa professora marcou-nos um trabalho sobre um dos assuntos abordados nas últimas aulas. Pesquisei bastante e já escolhi o meu tema. Descobri, na Internet, um texto fabuloso sobre o assunto.
História 4 - O melhor preço
Todos sabiam o que eu queria para o meu aniversário. Dinheiro para comprar uns jogos. Na Internet são mais baratos, por isso fui ao site com o “melhor preço”. Só tinha que dar os meus dados para fazer o registo.
História 5: Que chato!
O João recebeu de presente “aquele” telemóvel. Há muito que o desejava! Entusiasmado, lançou-se ao trabalho. Num instante, os números dos amigos “voaram” para dentro da memória. No dia seguinte, recebeu a mensagem “liga-me”. Não conhecia o número, não ligou. A mensagem repetiu-se, e repetiu-se, e repetiu-se…
2. O desenvolvimento da história é livre, deixando a criatividade à solta, mas fará referência aos possíveis problemas associados ao uso de dispositivos móveis e da Internet.
3. O trabalho deve obedecer às seguintes normas:
§ Texto da história
o - N.º de páginas – 1.
o - Formato – A4 vertical, Arial, tamanho 11, espaçamento simples.
§ As ilustrações (caso existam) não podem exceder 1 página A4, vertical, num dos formatos correntes de imagem.
Para o desenvolvimento do trabalho sugere-se a consulta dos seguintes sites:
http://www.internetsegura.pt
http://www.seguranet.pt
http://www.miudossegurosna.net
http://dadus.cnpd.pt
II - DESTINATÁRIOS
1. Alunos de todos os níveis de escolaridade dos estabelecimentos de ensino público e privado.
2. A participação pode assumir duas modalidades – individual ou em grupo.
III - IDENTIFICAÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS
1. As histórias deverão conter os seguintes elementos de identificação:
§ Nome da Escola
§ Nome(s) do(s) aluno(s) participantes e ano de escolaridade
§ Nome(s) do(s) professor(es) responsável(eis)
2. Os trabalhos deverão ser submetidos através do seguinte endereço de correio electrónico:
historia-net@dren.min-edu.pt .
3. Este endereço poderá ser utilizado, ainda, para responder a dúvidas, prestar esclarecimentos relativos à iniciativa e resolver todos os casos omissos.
IV - PRAZO DE ENVIO
1. Os trabalhos deverão ser enviados, impreterivelmente, até às 24 horas do dia 7 de Fevereiro de 2010.
V – DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO
1. Todos os participantes receberão uma diploma alusivo à iniciativa.
2. Todas as histórias que se enquadrem no tema proposto serão objecto de publicação, em livro digital, no dia 9 de Fevereiro de 2010.
3. Os autores das três narrativas que, pelas suas características específicas, sejam passíveis de adaptação cinematográfica, serão convidados a participar na criação de um guião literário que possibilite a produção de um vídeo.
A Direcção Regional de Educação do Norte