Com esta metodologia não é pretendida a situação do professor ensinar, mas sim de levar o aluno a aprender, de o fazer investir os seus esforços na construção do saber.
A necessidade de realizar um desejo, de concretizar uma intenção ou de enfrentar um desafio está na base do problema da metodologia de projecto. A partir deste ponto unem-se esforços para um trabalho em conjunto.
A metodologia do trabalho de projecto envolve o trabalho em grupo, com pesquisas no terreno, com uma articulação entre a teoria e a prática como fim de produzir conhecimentos sobre temas ou intervir em problemas.
A prática será a forma de atingir a teoria e o processo de trabalho deverá ser valorizado mais que o produto final. Terá mais interesse a acção e a transformação operada no aluno do que o produto do trabalho. O trabalho de campo desenvolve amplas capacidades e abrange várias áreas disciplinares e a capacidade de articulação desenvolvida é a parte a valorizar. Lembro-me muitas vezes de um provérbio chinês que diz: se alguém tiver fome não lhe dês um peixe ensina-o a pescar. Indo com ele pescar está a utilizar a pedagogia do aprendendo – fazendo.
Para iniciar, de forma a ter uma regulação do desenvolvimento dos trabalhos, convém enunciar as etapas do trabalho de projecto, baseadas na teoria de um filósofo, psicólogo e pedagogo americano Jonh Dewey.
Fases da Pedagogia do Projecto
- Formulação e selecção do problema/tema
- Escolha e formulação de problemas/temas parcelares (se necessário)
- Planeamento do trabalho
- Realização do projecto
- Preparação da apresentação do trabalho
- Apresentação pública do trabalho
- Avaliação final
Por esta forma, esta metodologia, dá relevo à aprendizagem pela descoberta, à investigação pelo aluno e não a um saber transmitido exclusivamente pelo professor. E por sua vez vai muni-lo desta ferramenta que aplicará ao longo da vida. Aprende-se com a experiência. Também de salientar o papel de protagonismo do aluno, que lhe proporcionará mais satisfação no processo de aprendizagem. Outras motivações estão presentes na possibilidade que tem de definir o tema ou problema da sua pesquisa, porque estes serão objecto do seu interesse.
Projectos quem não os tem? O poder de realizá-los quem não o deseja? Mãos à obra!
Texto da autoria de : Prof. Rafael Telmo
Escola e. B. 2/3 de Nevogilde
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