Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

 

         Com esta metodologia não é pretendida a situação do professor ensinar, mas sim de levar o aluno a aprender, de o fazer investir os seus esforços na construção do saber.
         A necessidade de realizar um desejo, de concretizar uma intenção ou de enfrentar um desafio está na base do problema da metodologia de projecto. A partir deste ponto unem-se esforços para um trabalho em conjunto.
         A metodologia do trabalho de projecto envolve o trabalho em grupo, com pesquisas no terreno, com uma articulação entre a teoria e a prática como fim de produzir conhecimentos sobre temas ou intervir em problemas.
         A prática será a forma de atingir a teoria e o processo de trabalho deverá ser valorizado mais que o produto final. Terá mais interesse a acção e a transformação operada no aluno do que o produto do trabalho. O trabalho de campo desenvolve amplas capacidades e abrange várias áreas disciplinares e a capacidade de articulação desenvolvida é a parte a valorizar. Lembro-me muitas vezes de um provérbio chinês que diz: se alguém tiver fome não lhe dês um peixe ensina-o a pescar. Indo com ele pescar está a utilizar a pedagogia do aprendendo – fazendo.
         Para iniciar, de forma a ter uma regulação do desenvolvimento dos trabalhos, convém enunciar as etapas do trabalho de projecto, baseadas na teoria de um filósofo, psicólogo e pedagogo americano Jonh Dewey.
 
Fases da Pedagogia do Projecto
 
  1. Formulação e selecção do problema/tema
  2. Escolha e formulação de problemas/temas parcelares (se necessário)
  3. Planeamento do trabalho
  4. Realização do projecto
  5. Preparação da apresentação do trabalho
  6. Apresentação pública do trabalho
  7. Avaliação final
 
         Por esta forma, esta metodologia, dá relevo à aprendizagem pela descoberta, à investigação pelo aluno e não a um saber transmitido exclusivamente pelo professor. E por sua vez vai muni-lo desta ferramenta que aplicará ao longo da vida. Aprende-se com a experiência. Também de salientar o papel de protagonismo do aluno, que lhe proporcionará mais satisfação no processo de aprendizagem. Outras motivações estão presentes na possibilidade que tem de definir o tema ou problema da sua pesquisa, porque estes serão objecto do seu interesse.
         Projectos quem não os tem? O poder de realizá-los quem não o deseja? Mãos à obra!

 

 

Texto da autoria de : Prof. Rafael Telmo

Escola e. B. 2/3 de Nevogilde

(Por favor respeite os direitos de autor)