Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

 

Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, que se vai realizar na Universidade de Coimbra, no dia 26 de outubro de 2012, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

 

O Encontro dirige-se a profissionais de ensino: educadores, professores, bibliotecários e psicólogos que pretendem diversificar os materiais para motivar os seus alunos a aprender. No evento, para além de conferências e comunicações, os participantes escolhem um workshop, aprendendo a criar atividades interativas para os alunos.

 

As propostas de comunicação e/ou posters (texto completo) deverão ser submetidas até 31 de maio de 2012. Mais informações em:http://www.fpce.uc.pt/encontro.jml/

Nos próximos dias 23, 24 e 26 de Abril, a Universidade de Aveiro volta a abrir as portas às Competições Nacionais de Ciência. Com as competições chegam também 230 computadores Magalhães, destinados ao apoio ao evento.

 

Lançadas para jovens entre os 7 e os 18 anos, as Competições Nacionais de Ciência têm como objectivo criar e a desenvolver cultura e a divulgação científica através das novas tecnologias – computador e Internet. São metas que convergem com as linhas traçadas para o Programa Magalhães, desenhado com o intuito de expandir a Educação e o Desenvolvimento Tecnológico à escala global.

 

Nos dias 23, 24 e 26 de Abril, todos os jovens inscritos terão acesso a um dos 230 Magalhães disponíveis no local. Destinados ao apoio à competição, os computadores poderão ser utilizados durante a competição em áreas tão distintas como Matemática, Biologia, Geologia, Física, Português, Ciências da Natureza e Fisico-Química.

 

Desde o seu lançamento que o computador Magalhães se tem revelado ideal para crianças e jovens, sendo adaptável a qualquer realidade onde se queiram desenvolver projectos educacionais. As competições Nacionais de Ciência serão mais uma oportunidade para a marca demonstrar a sua vocação para a Educação.

 

 

Sobre a J.P. Sá Couto Fundada em 1989, a JP Sá Couto é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas, sendo pioneira na concepção e desenvolvimento de projectos educativos com base nas TI, área em que é referência mundial. Além da exportação e do fabrico de equipamentos informáticos de elevada qualidade, Tsunami e Magalhães, marcas líderes em Portugal, a JP Sá Couto é actualmente a maior distribuidora de produtos informáticos do país. Sedeada em Matosinhos, a J P Sá Couto destaca-se pela sua solidez, pela inovação, pela competitividade e pela qualidade do seu trabalho e dos seus produtos.

 CleanSave é uma ferramenta digital que permite editar e guardar conteúdos online para a Dropbox, Google Docs e PDF.

 


CleanSave permite otimizar conteúdos dum site para impressão ou download no formato PDF. Possibilita, igualmente, enviá-los por email e guardá-los, diretamente, em contas de Dropbox e Google Docs.

 

Aquando da otimização de qualquer conteúdo, são apresentadas diversas opções de edição que permitem a eliminação de parágrafos, imagens, formatação de textos e a inserção de notas.

 

Seguramente, uma ferramenta que permite economizar tempo, quando se pretende guardar conteúdos online noutro suporte.

O Centro de Competência da Universidade do Minho organiza a 2.ª edição da Jornada de Conteúdos Digitais para a Educação, que terá lugar no dia 12 de maio de 2012, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, tendo como objetivo dar continuidade ao espaço de dinamização, partilha e debate criado no âmbito da problemática dos conteúdos digitais. Este ano associa-se a um projecto inovador – Manual Digital II – um software educativo multimédia direccionado para o 1.º ciclo do ensino básico.

Para a concretização deste evento, que é de todos e para todos, abrimos um espaço de partilha de experiências e conhecimentos, discussão de ideias ou exploração de ferramentas, convidando à apresentação de propostas de workshop sobre produção de conteúdos digitais para a educação.

 

DATAS IMPORTANTES:

Submissão de propostas de workshop: até 30 de março

Notificação da aceitação do workshop: 10 de abril

Período de inscrições dos dinamizadores das workshops: de 11 a 13 de abril

 

Mais informações em: www.nonio.uminho.pt/jcde2012

Professor(a)


O Manual Digital lança o seguinte desafio para a comunidade escolar do 1.º ciclo: construir um postal digital representativo para o Dia do Pai, a partir de uma ferramenta multimédia a “Oficina Criativa”.

O passatempo “Dia do Pai” destina-se a todas as turmas das escolas do Ensino Básico do 1.º ciclo, públicas ou privadas.

O aluno que construir o postal vencedor ganha bilhetes de entrada para uma visita ao Jardim Zoológico da Maia, para todos os colegas de turma, professor e auxiliar de ação educativa.

A visita ao zoo da Maia inclui a entrada para o Reptilário e o Show da Foca, num dia a definir pela entidade. O prémio abrange ainda uma Viagem no Comboio Turístico.

Os trabalhos serão publicados no Facebook do Manual Digital e o vencedor será o postal com mais "GOSTOS".

Vimos por este meio solicitar a divulgação deste passatempo junto dos Professores do 1º Ciclo.

Consulte aqui o regulamento do Passatempo Dia do Pai.

Quem chegou à idade adulta sem saber inglês e agora pretende aprender o idioma com sotaque igual ao de um americano nativo está mirando num objetivo totalmente inútil. O esforço para falar como alguém que nasceu nos Estados Unidos pode prejudicar a meta de aprendizado. “É mais realista tentar comunicar-se com eficiência. Aprender a falar perfeitamente sobre qualquer assunto, em qualquer circunstância, é quase impossível num curso", diz um professor do curso de inglês em Natal. Mas, se o objetivo é aprender inglês para ampliar as chances no mercado de trabalho, conseguir navegar sem problemas pela Internet e tirar proveito das informações que a rede oferece, ou ainda para se fazer entender no exterior, as chances são grandes.

Um adulto terá mais dificuldade para aprender do que uma pessoa que iniciar o curso mais cedo. Em primeiro lugar, o medo e a vergonha de cometer erros são maiores nos adultos do que entre os estudantes mais jovens. As pessoas mais velhas manifestam, ainda, uma tendência natural de pensar em português e depois traduzir a frase para o inglês, em vez de tentar compreender o sentido da língua. Isso prejudica a fluência e a compreensão do que o interlocutor está dizendo. Esses são alguns dos empecilhos mais encontrados.   

Se você pretende estudar inglês, considere que ter nascido no Brasil é uma vantagem. Segundo os professores do curso de francês de Goiânia, a capacidade de o brasileiro se expressar no idioma só é menor do que a dos holandeses, escandinavos e alemães. Entre os latinos, o brasileiro é o que melhor se expressa.

As dificuldades mais apontadas pelos adultos:

1)     Acompanhar o rendimento da turma e cumprir as exigências do curso;

2)     Aprender a maneira correta de pronunciar as palavras;

3)     Manter-se estimulando sem a perspectiva de utilizar o idioma no curto prazo;

4)     Não ter oportunidade para praticar a língua fora da sala de aula;

5)     Ser inibido e ter medo de expor dúvidas ou de errar diante dos colegas;

6)     Usar livros desatualizados ou que tratem de situações fora da realidade do aluno.

 

 

Medula - A Fábrica da Vida, é uma animação incluída num CD-ROM que ensina conceitos básicos sobre leucemia e transplante de medula óssea e faz parte do programa Português de Educação para a Saúde e Transplante promovido nas escolas pela Dra. Helena Alves, do Centro de Histocompatibilidade do Norte - Porto - Portugal.

Créditos: http://www.sodasystem.net

 

The "Bone Marrow: Factory of Life" is an animation included in a cd-rom that teaches basic concepts about Leukemia and Bone Marrow Transplantation. It is part of the program of Education for Health and Transplantation promoted in Portuguese schools by Dr. Helena Alves, from the North Histocompatibility Centre - Porto - Portugal.

 

Créditos: http://www.sodasystem.net