Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

A ferramenta informática considerada a maior criação tecnológica de sempre, a Internet, que possibilita a troca de informações entre pessoas dispersas pelo mundo, completa esta sexta-feira vinte anos.

Em Março de 1989, o pesquisador do Centro de Pesquisas Nucleares (CERN) Tim Berners-Lee publicou um estudo sobre a melhor forma de fazer a troca de documentos e pesquisas entre científicos de todo o mundo.

Antes de 1989 a rede de transmissão era usada em exclusivo pelos militares americanos e algumas instituições especializadas.

O cientista propôs ao supervisor no CERN resolver as dificuldades relativas à gestão de grandes volumes de informação,  desenhando "um sistema de informação interligada", onde os documentos seriam acedidos por um "browser", mais tarde denominado de World Wide Web. 

Hoje, a ferramenta faz parte do mundo, sobretudo do dos jorvens.

Marcelo Fontes, programador web de 26 anos, revelou à Lusa "o quão inquietante é não estar on-line", situação que lhe provoca "uma certa falta de estado de espírito".

"Neste momento, a Internet está a ter um grande impulso com a Web 2.0 e vai conseguir uma maior participação de qualquer pessoa comum nos espaços de debate", diz Marcelo.

Os fóruns de discussão, os blogues e o twitter são as ferramentas mais utilizadas por estes jovens para divulgar as suas opiniões, as suas fotografias e entrar em contacto com os amigos.

"O twitter, por exemplo, é uma ferramenta que nos permite trabalhar a uma velocidade instantânea", disse à Lusa Nuno Granada, estudante de informática.

"Na faculdade utilizamos bastante a Internet, quase nem nos encontramos para realizar os trabalhos, fazemos tudo através do computador", afirma o estudante. 

"" medida que o tempo vai avançando as pessoas adaptam-se a essa realidade", comenta.

"As pessoas encontram na Internet uma forma de divulgar informação a baixo custo e é uma montra que todos podem ver", conclui o estudante de informática.

 

in: JN

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.