Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

No presente ano letivo o Núcleo das Tecnologias Educativas da Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional da Direção Regional da Educação,  coloca ao dispor das Escolas de 1ºCiclo com Pré-Escolar, um QIM portátil, sendo este pertença do Núcleo de Tecnologias Educativas. Esta direção aposta, desta forma, na generalização da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) por parte da comunidade docente da RAM.

Para além do apoio à comunidade docente da região, através da disponibilização de recursos digitais, de acesso aberto, promovendo o trabalho colaborativo entre os docentes, esta direção de serviços oferece também a possibilidade de solicitar uma ação de sensibilização no âmbito da utilização do QIM em contexto educativo, intitulada “QIM na educação”.

A requisição do recurso tecnológico terá que ser efetuado online, na ficha de requisição do equipamento, o estabelecimento de ensino que se encontre interessado, também poderá solicitar a sessão de sensibilização para orientação acerca da utilização deste recurso em contexto educativo, na mesma ficha de requisição.

As condições para a requisição do recurso tecnológico são:

  •     O transporte do equipamento será da inteira responsabilidade do requerente.
  •    Esta requisição terá o limite máximo de uma semana, na qual poderão ser exploradas as funcionalidades e as potencialidades desta ferramenta em prol da educação.


Os interessados, em usufruir deste recurso tecnológico, poderão explorar recursos digitais já elaborados, disponibilizados em: "Repositório de Recursos" ou então poderão realizar os seus próprios recursos digitais, mediante  os objetivos a que se dispõem na semana em que usufruirem desta ferramenta pedagógica.

 

Aprendizagem Vs Aprendizagem 2.0 tem como principal objetivo desenvolver dinâmicas de cooperação, viabilizando iniciativas no âmbito da exploração deste recurso tecnológico, da partilha de experiências e da difusão de boas práticas educativas; pretende, ainda, disponibilizar informações técnico-pedagógicas sobre  o QIM, de forma a promover a integração das tecnologias educativas no processo de ensino e aprendizagem.


Para aceder à ficha de requisição, clique em "QIM na Educação".