Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

 

 

PortalA Fundação Calouste Gulbenkian tem uma forte tradição de apoio à qualidade da educação em Portugal que tem envolvido quer a elaboração de conteúdos em áreas seleccionadas, quer o apoio à docência ao nível da formação. O presente projecto, um portal para professores de Ciência, surge na sequência desta lógica e é um veículo integrador e amplificador dos esforços actuais na utilização das tecnologias da Informação no processo de Ensino/Aprendizagem feitos por agentes muito diversos cujos resultados se encontram dispersos.
Este portal vai dar visibilidade e utilidade aos esforços de muitos docentes, reconhecendo-lhes o mérito que efectivamente têm, transformando-se num sítio web de referência para todos os professores de Ciência em língua portuguesa.
A responsabilidade da manutenção do portal, bem como a coordenação global do projecto, está cometida a um ”Gabinete Coordenador” constituído por um pequeno núcleo que também será responsável pela coordenação de toda a actividade que se gera em torno dos diferentes componentes do portal.
Sendo um instrumento de suporte à actividade docente nas diferentes áreas das ciências, espera-se merecer o apoio generalizado não só dos professores e instituições de educação básica e secundária mas também das instituições de educação superior.
É, tendencial e progressivamente um portal dos professores e para os professores, um espaço onde estão materiais que os próprios professores consideram úteis e eficazes para a sua actividade profissional, onde se podem trocar ideias sobre esses materiais e o modo de os usar; será também um sítio onde os professores partilharão as suas experiências.
Todos os materiais colocados no portal ou aí recomendados, serão previamente avaliados dos pontos de vista científico e pedagógico, e organizados de forma a acompanhar os programas oficiais. O controlo de qualidade e adequação dos materiais obedece a um conjunto de regras que estão mais detalhadamente expressas no regulamento que pode ver na respectiva página.
A aceitação pela Comissão Editorial, e a publicação de uma determinada peça neste portal, será vista como prestigiante para os autores, em analogia com a publicação científica usual.
A frequência de utilização por pares, bem como os respectivos comentários afixados darão uma medida do impacto dos materiais aceites e publicados semelhante à contagem das citações em ciência.
Estes mecanismos que irão sendo apurados ao longo do funcionamento do portal, possuem naturalmente impacto previsível no currículo dos autores, são manifestamente prestigiantes e, a longo prazo, estima-se que venham a ser uma referência nacional no domínio desta actividade.

 

© 2008-2009 Casa das Ciências