Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

Escola Digital

Espaço na rede dedicado à Internet como veículo de conhecimento e aprendizagem.

Microsoft Holanda
Foto de: Marianna  Nieminen

 No passado dia 10 de Dezembro teve lugar, na subsidiária Microsoft Holanda, um Workshop dirigido às escolas da região Western Europe que pretendem fazer parte da rede mundial Escolas Inovadoras Pathfinder e a escola EB 2/3 de Nevogilde foi a convidada a representar Portugal.

O Programa Microsoft Escolas Inovadoras tem como objectivo apoiar as escolas na transformação da sua visão em educação para a implementação de práticas inovadoras. Através de experiências e objectivos comuns, pretende-se criar modelos que permitam a qualquer escola e a qualquer sistema de ensino utilizá-los no futuro para preparar os jovens para as competências do séc. XXI.
Depois de uma apresentação do programa Escolas Inovadoras e dos recursos disponíveis - incluindo o Toolkit – foi introduzida a comunidade online Parceiros na Educação, onde os participantes tiveram oportunidade de criar o seu perfil e partilhar conteúdos. Da agenda fez também parte a demonstração de produtos para a Educação, como o Live@Edu e o Semblio.  
No final do dia, cada uma das escolas apresentou brevemente a sua instituição, bem como as expectativas quanto a uma participação futura na rede Mundial Escolas Inovadoras. A apresentação pela escola portuguesa foi realizada pela professora Luísa Lopes, directora e com o Professor Rafael Telmo, coordenador do plano tecnológico da educação do Agrupamento de Escolas Lousada Oeste.
Este evento contou com a participação de 15 escolas inovadoras da Finlândia, Suécia, Holanda, Espanha, Itália e Portugal, representadas por directores e professores. Tratou-se de uma primeira oportunidade das escolas partilharem as suas experiências e de iniciarem uma rede colaborativa.
Os passos seguintes são a participação numa sessão online no mês de Janeiro, uma sessão de trabalho com enfoque em visitas escolares e a preparação da candidatura ao programa para o ano 2010-2011.